A forma de consumir produtos mudou com a chegada da internet. As redes sociais, sites e estratégias de marketing aproximaram empresas e seu público. Além dessa transformação, a prestação de serviços também se modificou. E essa mudança trouxe uma nova oportunidade, inclusive de fazer marketing na área da saúde.
Trata-se de um conjunto de atividades e estratégias orientadas a entender as necessidades dos pacientes. Nesse contexto, o marketing digital também tem espaço em segmentos na área da saúde e pode ser desenvolvido para médicos, hospitais ou clínicas.
Neste post, entenderemos um pouco mais sobre como as ações trabalharão a entrada de novos prospects e, consequentemente, futuros pacientes, melhorando o branding da clínica e estreitando os laços entre médico e seus assistidos. Veremos também alguns benefícios ao investir nessa área!
Conheça os principais benefícios
As estratégias desenvolvidas permitirão que os profissionais da saúde identifiquem as necessidades do seu público-alvo. Por ser um setor com muitas particularidades, o marketing na área da saúde requer ações mais específicas e um monitoramento apurado.
A partir disso, é possível conferir à clínica ou hospital os seguintes benefícios:
1. Aumento da visibilidade
Antigamente, os médicos ganhavam visibilidade por meio de indicações e realizações de cirurgias em pessoas amplamente conhecidas em uma cidade. Com a tecnologia, isso mudou, pois já é possível ser encontrado em pesquisas nas redes sociais e motores de busca.
O Google AdWords, por exemplo, possibilita a compra de palavras-chave com afinidade no seu segmento para que sua clínica seja indicada nas primeiras pesquisas no momento em que os usuários realizarem uma busca.
Se uma paciente busca um tratamento dermatológico na cidade de Belo Horizonte, é possível criar um anúncio para atendimento dermatológico nessa região. Dessa forma, a clínica será a primeira sugestão mostrada pelo Google ao usuário.
2. Fidelização de pacientes
As relações construídas entre médico e paciente são mais fortes do que outras. Por isso, a fidelização de pacientes vai além de manter alguém em sua rede: é ter a certeza de que aquela pessoa confia a própria saúde ao seu cuidado.
O marketing digital na área de saúde transforma-se em um elo entre clínicas e pacientes. Hoje, já é possível ampliar o contato e estreitar relações com os usuários via internet, gerando tranquilidade e fidelização. Um exemplo é manter o contato via redes sociais com pacientes enquanto a data de retorno de uma consulta não chega.
Confirmar se os exames já foram feitos, se os sintomas permaneceram ou se o procedimento correu bem são abordagens que garantirão ao paciente a certeza de que ele está sendo bem cuidado e de que há um canal de comunicação, caso seja necessário.
3. Autoridade no assunto
Outra forma de aumentar a visibilidade e gerar autoridade no assunto é criar posts blogs com temas recorrentes do setor. O marketing focado na área da saúde tem o poder de levar informação de qualidade aos pacientes e, ao mesmo tempo, direcionar um profissional ou instituição que possa oferecer uma ajuda completa sobre o tema pesquisado.
Essa geração de conteúdo deve ser feita seguindo as regras de SEO. Tal técnica é uma série de ações que organizam um conteúdo para que fique adequado às normas de ranqueamento do Google.
O marketing na área da saúde pode ser utilizado de várias formas. Caberá reconhecer as suas principais metas e traçar ações objetivas para alcançá-las. O investimento é importante, especialmente, para pequenas e novas clínicas e consultórios que estão construindo o seu espaço no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Aprenda como planejar uma estratégia de marketing!