Written by 13:00 Marketing

Aprenda a planejar uma estratégia de marketing na área da saúde

O mercado de saúde se torna cada dia mais competitivo: novos médicos se formam, clínicas e consultórios são inaugurados e serviços são lançados. Em meio a essa concorrência, desenvolver estratégia de marketing é a melhor alternativa para se destacar e atrair mais pacientes.

Porém, ao contrário do que muitos médicos possam pensar, desenvolver um planejamento de marketing digital exige mais do que contar com um site ou perfil nas redes sociais. É preciso traçar metas, definir os melhores canais de comunicação para a clínica e criar conteúdo atrativo e de qualidade.

Nos próximos parágrafos, explicaremos como planejar uma estratégia de marketing para a área da saúde. Quer saber como? Continue a leitura e confira!

Defina seus objetivos

Para gerar resultados, as ações de marketing devem estar alinhadas a objetivos bem elaborados. Dessa forma, é necessário escolher quais as metas deseja alcançar com o seu consultório em curto, médio e longo prazo. Entre os objetivos que podem ser trabalhados estão:

  • conquistar pacientes;
  • fidelizar pacientes;
  • educar a população sobre certos tratamentos ou doenças;
  • divulgar um novo procedimento.

Escolha os melhores canais

Existem diversos canais de comunicação on-line: sites, e-mail marketing e mídias sociais, estas com um grande número de plataformas diferentes. Cada um deles tem uma função para o marketing digital. É preciso escolher quais deles irá usar a partir dos objetivos definidos por sua clínica.

O site é excelente para trabalhar a imagem institucional e desenvolver mecanismos de atendimento e relacionamento com os pacientes, como contar com marcação de consultas on-line ou disponibilizar exames. Já o e-mail marketing pode ser usado para promoções, envio de informações, entre outros.

Por outro lado, as redes sociais auxiliam na comunicação com as pessoas e na divulgação da clínica. Porém, na hora de escolher quais mídia usar, é preciso saber em quais delas a sua persona está, já que cada plataforma digital conta com um público específico.

Produza conteúdo de qualidade

De nada adianta definir objetivos e contar com os melhores canais de comunicação se não tiver um conteúdo de qualidade. As pessoas acessam sites, seguem perfis nas redes sociais e abrem e-mails que ofereçam materiais interessantes e que acrescentem alguma coisa para elas.

Dessa forma, capriche nos materiais que irá usar no marketing: blogposts, posts para mídias sociais, vídeos, e-books, infográficos, entre outros. Não se esqueça de criar um calendário editorial para orientar suas publicações, pois seus canais de comunicação devem ser alimentados constantemente.

Recorra a empresas especializadas

Todas as ações abordadas neste artigo são essenciais para ter uma presença digital forte e atrair pacientes para a clínica ou o consultório. Porém, colocá-las em prática exige bastante trabalho. Em virtude da rotina corrida, muitos médicos acabam não tendo tempo suficiente para desenvolver a comunicação e a divulgação.

Contratar uma empresa especializada é uma alternativa para desenvolver o marketing médico. Além disso, a clínica passa a contar com profissionais especialistas em comunicação digital, focados em resultados, preparados para desenvolver os melhores conteúdos e alinhados com as necessidades do consultório.

Criar uma estratégia de marketing na área da saúde tem suas peculiaridades, como as determinações legais para a divulgação médica, mas é fundamental para que clínicas, consultórios e outras empresas do setor se destaquem no mercado e consigam se relacionar com os pacientes.

Gostou deste artigo? Então entre em contato com a Onex Soluções e saiba mais sobre estratégia de marketing na área da saúde!

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