A taxa de conversão é uma métrica importante nas estratégias de marketing. Ao acompanhar essa taxa, é possível entender o retorno de cada investimento, compreendendo, assim, o resultado real gerado para a sua clínica.
Atrair visitantes até o seu site e convertê-los é uma meta comum para todos que desejam melhorar a atuação digital. Veja, neste post, algumas dicas de como conquistar e fidelizar pacientes!
O que é taxa de conversão?
Uma conversão ocorre quando um paciente visita uma página no seu site e finaliza em uma meta predeterminada. Engana-se quem acredita que a conversão só ocorre quando uma compra é finalizada. Há outros objetivos ao converter um paciente, como preencher um formulário ou se cadastrar em uma landing page.
A taxa de conversão pode ser calculada em todas as etapas do funil de vendas, demonstrando um diagnóstico dos pontos que merecem melhorias e quais estratégias já funcionam bem. Entender, mensurar e analisar essa métrica é muito importante, porque deixará claro se o site cumpre a sua finalidade, se há pontos confusos, se os botões de ação auxiliam a conversão, entre outros.
Como aumentar a taxa de conversão?
Aumentar o número de acessos do site, transformar visitantes em leads e logo depois em pacientes é o principal propósito dos negócios online. Listamos alguns processos que aumentarão a conversão do seu site. Veja só:
Aumentar o tráfego
Aumentar o tráfego do seu site é o primeiro passo para aumentar a taxa de conversão. O funil de vendas mostra que a entrada de visitantes deve ser maior no topo do funil para que uma parte continue seguindo na jornada de compras e, no final, converta.
Assim, a melhor forma de atrair visitante é criando conteúdos do topo do funil. Esses conteúdos são mais abrangentes e genéricos e, na maioria das vezes, auxiliam os pacientes com dicas ou dúvidas recorrentes.
Investir em mídia paga
Trabalhar com os contatos no funil de vendas pode ser difícil caso os leads não sejam qualificados. Uma forma de facilitar essa qualificação é por meio das mídias pagas. Elas otimizam o processo do funil de vendas e aumentam o fluxo de entrada de visitantes qualificados.
Dessa forma, realizando anúncios pagos, será mais fácil converter um paciente, por exemplo, que clicou em anúncio de uma clínica de dermatologia (ação do fundo de funil) do que um que clicou em um post blog sobre manchas que requerem atenção (conteúdo do topo de funil).
Explorar os fluxos de nutrição
A produção de conteúdo deve ser contínua para alimentar os fluxos de nutrição. A conversão normalmente ocorre no fundo de funil e, para o lead chegar até lá, precisa passar por etapas do funil. Portanto, é por meio dos fluxos que os contatos serão impelidos para as próximas etapas.
Crie conteúdos focados na sua persona, a fim de fortalecer o interesse dela em seus serviços. Os fluxos de nutrição envolvem gradativamente os leads em seu negócio e caberá a você identificar o momento certo para abordá-los.
Criar landing pages
As landing pages são portas de entrada dos visitantes à sua clínica. Quanto maior o número de páginas de entrada disponíveis, maior a probabilidade de novos visitantes converterem. Para que o visitante cadastre em sua landing page, é preciso que seja oferecido a ele algo em troca. Usuários só fornecem os seus dados quando percebem que o conteúdo ofertado realmente será útil.
Como acompanhar as métricas?
Depois de colocar em prática todos esses processos, é preciso medir a taxa de conversão. A conta é simples: uma proporção das conversões geradas pelo número de visitas.
Portanto, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas e multiplicá-lo por 100. Se, por exemplo, o seu site recebeu 200 visitas e teve 5 conversões, a taxa de conversão será de 2,5%.
Ter esses dados em mãos ajudará a entender porque os demais usuários ainda não converteram. O público que chega ao seu site não é o público certo ou eles ainda não estão preparados para converter?
Agora que você já sabe como melhorar a taxa de conversão da sua clínica, siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades do marketing para área médica!