Written by 13:49 Marketing

O que é um diagnóstico de marketing e como adotá-lo?

O diagnóstico de marketing analisa e mostra quais pontos do seu negócio precisam de  melhorias ou podem traçar novos objetivos. Afinal, empresas são feitas por pessoas, sonhos, histórias e metas. Assim como nós, elas também precisam de um diagnóstico para analisar o que merece uma mudança e o que deve ser deixado para trás. 

Perceber a necessidade da mudança não é tão difícil, mas, depois disso, o que fazer? Como colocar as ideias em prática?

Este post vai ajudar a entender o que é um diagnóstico de marketing e como ele pode beneficiar a sua clínica. Acompanhe!

Como realizar um diagnóstico completo de marketing?

Análise das etapas de aquisição do paciente 

Nessa fase, você deverá identificar quem é a sua persona e qual a jornada de compras dela. Com a jornada construída, será possível identificar quais são os pontos fortes e fracos do processo e como sua empresa pode melhorar.

O funil de vendas é dividido em 3 etapas. Veja o que pode estar faltando em cada uma delas: 

1. Atração

Essa é a fase que preza pela entrada de visitantes no seu site. Você está atraindo pessoas até a sua página? Quais canais vêm sendo usados? Quais poderiam ser explorados?

2. Consideração

Trata-se do momento em que o lead começa a considerar um problema e enxergar em você uma solução. Quais os motivos de ele ainda não ter se tornado um paciente? Falta informação? Há canais diretos para tirar dúvidas? 

3. Conversão

Essa é a fase em que o lead  torna-se um paciente. Você está gerando leads o suficiente para garantir novas vendas? O time do comercial está preparado para realizar as vendas? Esse processo é analisado constantemente? 

Análise SWOT 

A análise SWOT é um acrônimo inglês para Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que também ganhou sua versão em português, FOFA. A análise identificará Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças por meio de um raio-X da marca.

Primeiro, aponta-se cada um desses itens e, depois, planeja-se uma estratégia para cada questão. Pontos fortes serão otimizados e pontos fracos solucionados. 

Realização de pesquisa de clima organizacional 

A pesquisa organizacional é importantíssima para diagnosticar o sucesso de uma marca. As fraquezas de uma empresa podem estar em processos externos, mas, muitas vezes, a insatisfação dos funcionários também prejudica o sucesso do trabalho.

A pesquisa de clima organizacional medirá o engajamento e satisfação dos colaboradores, identificando pontos a serem melhorados. 

Quais os benefícios do diagnóstico de marketing?

Identificação dos problemas

Realizar um diagnóstico do marketing pode parecer algo complicado, mas não é. Além disso, tem-se com fator essencial, pois é impossível começar a traçar objetivos e soluções sem realmente entender os problemas.

Uma agência elabora um diagnóstico, assim como um médico realiza uma consulta a um paciente. A agência pesquisa quais são os pontos fracos, dificuldades, impossibilidades e limitações que a clínica apresenta e, mediante isso, sugere possíveis soluções na estratégia de marketing médico.

É o mesmo que acontece em uma consulta: o paciente fala sobre os sintomas, e o médico estuda as melhores formas de tratar aquele problema. 

Planejamento das estratégias de marketing

Problemas identificados, é hora de começar a planejar as soluções. Muitas empresas antecipam etapas e priorizam o planejamento das estratégias antes mesmo do diagnóstico. 

Com o diagnóstico pronto, itens fundamentais já terão sido avaliados. Será possível conhecer o mercado, público-alvo, concorrentes, fraquezas e forças da marca, identificação de novas oportunidades e orçamento disponível para ações. 

Entendimento aprofundado da sua marca

O diagnóstico de marketing deve ser feito por uma agência. Isso traz a certeza de que o processo será bem realizado, além do se alcançar um olhar crítico de alguém de fora. Essa análise sem vícios fará você perceber novas alternativas ou pontos que você ignorava.

Esse entendimento profundo permite identificar se você está comunicando de acordo com o que a identidade da marca pretende e se a mensagem passada está direcionada ao público-alvo. Muitas empresas constroem um perfil ideal, mas, na prática, não é o público certo. 

A sua clínica já realizou um diagnóstico de marketing? Você ainda tem alguma dúvida sobre o processo? Deixe seu comentário no post que teremos prazer em ajudar!

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