Se você já usa as redes sociais para atrair novos clientes e se consolidar como referência médica em um nicho, sabe que este é um caminho sem volta. Mas, não basta ter um perfil comercial nesses canais. É preciso ter um plano de ação claro, sustentado por uma estratégia de marketing muito bem alinhada e, claro, acompanhar os resultados.
Esse acompanhamento é uma das frentes mais importantes do gerenciamento de redes sociais. Entender as métricas de redes sociais é fundamental para que você saiba quais postagens estão realmente trazendo os resultados esperados e o que precisa ser ajustado para que isso aconteça.
Além de te ajudar a economizar esforços e recursos, analisar métrica se acompanhar relatórios de redes sociais te permitirá otimizar a estratégia e, com isso, ter mais resultados.
Se o tema ainda parece complexo para você, fique tranquilo! Neste post, vamos te contar o que são as métricas de redes sociais e como acompanhar isso!
O que são métricas de redes sociais?
O marketing digital está repleto de métricas! E isso é ótimo já que são elas que permitem que nossos esforços no meio digital sejam mais assertivos do que eram no marketing tradicional.
Basicamente, métricas são dados (podem ser números absolutos ou percentuais) que te permitem medir a performance de uma ação no meio digital.
No caso das redes sociais, são dados que te possibilitam avaliar a performance de sua presença em cada canal.
Cada rede social possui suas métricas. Mas, algumas delas, são comuns e podem dizer muito sobre os seus resultados. Entenda algumas:
Alcance
Eis uma das principais métricas de redes sociais. O alcance, como o próprio nome diz, mede a quantidade de usuários únicos que uma postagem alcançou.
O alcance se divide em duas formas:
- Pago: é o alcance que provém de mídia paga, como quando você faz um Dark Post no Facebook, promove uma postagem e utiliza o Gerenciador de Anúncios do Facebook para fazer um anúncio.
- Orgânico: é o alcance não pago de um post. Hoje em dia, sabemos que o alcance orgânico de redes sociais como o Facebook, por exemplo, é mínimo e tende a cair mais a cada dia.
Para tirar bons insights dessa métrica, acompanhe sempre o alcance pago e orgânico de seus posts, especialmente os que trouxeram mais resultados. Esses posts certamente se destacaram pela arte, conteúdo ou formato. Analise o que foi feito e invista mais nisso!
É importante destacar também que, se o seu objetivo nas redes sociais é ter mais visibilidade e ser reconhecido por cada vez mais pessoas, o alcance é um indicador chave da sua performance. Meça isso sempre!
Impressões
Apesar de muita gente achar que Alcance e Impressões são a mesma coisa, existe uma diferença fundamental entre ambos.
Enquanto o Alcance mede o número de usuários únicos alcançados por um post, impressões mede a quantidade de vezes que um post foi visto.
Ou seja, o número de vezes que uma postagem foi impressa (ou, simplesmente, apareceu) na timeline (ou feed) de um usuário. E claro, isso pode acontecer diversas vezes para o mesma pessoa.
Um exemplo: suponha que você tenha feito um anúncio no Instagram. Esse mesmo anúncio pode aparecer para uma pessoa mais de uma vez, e assim, contabilizar mais de uma impressão. Mas, ainda assim, continuará somando 1 usuário na métrica Alcance Pago. Entendeu?
Engajamento
Outra métrica essencial das redes sociais é o engajamento. Ele mostra quão engajado está o público alcançado por um post. Para isso, contabiliza todas as interações feitas no post: comentários, curtidas, reactions e compartilhamentos.
Já a taxa de engajamento, é a fatia é o engajamento sobre o alcance de um post.
Essa métrica é tão – ou mais – importante que o alcance, afinal, não adianta chegar a milhares de pessoas se elas simplesmente não interagirem com seu conteúdo. Se isso está acontecendo, reavalie seus posts, eles podem não ser o que sua persona está buscando.
É importante que você entenda também que seu engajamento influenciará diretamente o alcance dos seus posts.
Isso porque o algoritmo do Instagram e do Facebook, por exemplo, utiliza essa métrica para entender o quão relevante um post é para as pessoas. Ao detectar um bom engajamento, essas redes ampliam naturalmente o alcance daquele post para determinado perfil de usuários.
Interessante, não?
Seguidores
O crescimento da base de seguidores é fundamental para qualquer estratégia de marketing nas redes sociais.
Essa métrica considera o número de curtidas (ou ganho de seguidores) de uma página subtraindo o número de pessoas que deixaram de seguir. Ou seja, é o número de seguidores líquido.
Para entender se isso está crescendo como esperado, analise isso percentualmente. Isso significa que você precisa entender se o percentual de crescimento da sua base de seguidores está aumentando ao longo do tempo.
Se isso não está acontecendo, reavalie seu conteúdo, teste novos formatos, invista em entender mais o que realmente interessa seu público e mude o rumo da estratégia.
Essa postura investigativa e analítica pode determinar o seu sucesso ou fracasso com marketing digital.
Taxa de Conversão
A taxa de conversão é uma métrica importantíssima para quem investe em marketing de performance.
Ela mostra qual percentual de usuários alcançados converteu em uma ação específica.
Se você fez um post convidando as pessoas para clicarem em um link que leva para seu site ou blog, por exemplo, a taxa de conversão é o número de cliques sobre o alcance do post.
O mesmo vale para anúncios, e ações em outros canais, como e-mail marketing e Google Ads.
Como acompanhar métricas de redes sociais?
A boa notícia é que todas as redes sociais possuem ferramentas próprias de Anlytics para que você possa acompanhar essas métricas.
O Facebook, por exemplo, possui o Facebook Insights, o Instagram também possui seu Analytics, o Twitter o seu e por aí vai.
A notícia ruim é que fazer esse acompanhamento pelas próprias redes sociais pode levar muito tempo – e exigir uma boa capacidade de análise técnica da sua parte.
A forma mais simples – e intuitiva – de fazer isso é através de uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.
Além de te ajudar com uma série de atividades (como agendamento de posts e monitoramento de concorrentes, por exemplo), uma ferramenta como essa te permitirá acompanhar as métricas das principais rede sociais através de gráficos simples de entender, o que tornará sua análise muito mais fácil.
A mLabs, por exemplo, possui gráficos de Melhores Posts (e Melhores Stories), que te mostram quais foram suas melhores postagens já fazendo a relação entre Alcance e Engajamento.
Essa plataforma também mostra quais são seus melhores dias e horários para postar e quais são os formatos ideais para sua audiência em cada rede social.
Independente da ferramenta escolhida para isso, a mensagem que fica neste post é: não deixe de mensurar e entender as métricas das redes sociais que você utiliza para construir sua presença! Somente através desse trabalho você conseguirá saber se está tendo sucesso ou se pode otimizar alguma ação!
Ficou alguma dúvida? Conte-nos nos comentários! Este pode ser o tema de um próximo post!