Médicos costumam ser muito bons no que fazem, que é o exercício da medicina. Costumam também se empenhar em longas jornadas de trabalho e estão constantemente em busca de aperfeiçoamento e especializações. É inevitável que não sobre tempo para aprender e se dedicar para a gestão de sua clínica ou até mesmo para executar ações de marketing.
No entanto, aquele fluxo contínuo de pacientes que era alimentado apenas pelo boca a boca já não existe mais. É preciso contar com ajuda especializada e investir em marketing para médicos e, com isso, não correr o risco de ficar sem pacientes.
Entenda a seguir qual a importância do marketing e que resultados você pode esperar dele.
Saiba por que fazer marketing para médicos
O marketing está presente praticamente em todos os negócios e, no ramo da medicina, não há de ser diferente. Alguns dos principais benefícios que ele pode trazer são:
- captação e fidelização de pacientes: normalmente esse é o objetivo primário das ações de marketing. Como dono de uma clínica, você precisa ter uma quantidade diária de pacientes chegando em seu estabelecimento. A propaganda médica é rigorosamente regulamentada pelo conselho de medicina, o que limita os meios de captar pacientes. Dessa forma, é extremamente importante investir em estratégias autorizadas, como o aumento da presença online por meio do marketing de conteúdo;
- maior atendimento e satisfação dos pacientes: quanto mais fácil for para o paciente encontrar as informações que ele precisa, mais contente ele ficará. Além disso, ter de forma clara e objetiva todos os tratamentos e procedimentos que você oferece em seu consultório fará com que ele se sinta melhor amparado em suas necessidades;
- reconhecimento do seu consultório: quanto maior a presença de seu consultório na região onde está estabelecido ou quanto maior for sua notoriedade online, mais você será visto como autoridade para seus pacientes e colegas de profissão.
Entenda quais técnicas adotar
O marketing é um assunto amplo e permite a utilização de diversas técnicas e ferramentas para alavancar o seu negócio. Algumas das principais e mais utilizadas estratégias são:
- planejamento estratégico para marketing: antes de iniciar qualquer ação, é preciso fazer um planejamento estratégico que funcionará como espinha dorsal das tarefas do marketing. Para a criação desse planejamento, é interessante contar com profissionais especializados no tema. O planejamento pode ser revisto periodicamente, mas, até que uma revisão ocorra, ele deve ser seguido à risca, garantindo, assim, uma coerência entre as atividades;
- definição do público alvo: existem especialidades médicas que por si só já se limitam a um público específico, como é o caso de ginecologistas e pediatras. Para muitas das outras especialidades, você pode ter pacientes de diferentes idades, sexo ou características físicas. Entretanto, certamente existe um perfil de pessoa que aparece com maior incidência em seu consultório. A primeira estratégia do marketing é identificar qual é esse seu perfil, também conhecido como persona, e focar sua comunicação para esse público;
- avaliação dos resultados: uma vez que as ações foram planejadas e executadas de forma organizada, é possível avaliar o resultado de cada uma delas individualmente e do marketing como um todo. Dessa forma, você conseguirá entender quais resultados obteve, que ações foram positivas e o que precisa ser melhorado. Esse trabalho de melhoramento é algo contínuo e, para isso, você pode utilizar de ferramentas como o PDCA.
Você já deve ter percebido que, para executar uma estratégia de marketing para médicos, é preciso muito conhecimento sobre o assunto. Por isso, conte com a ajuda de uma empresa especializada em marketing para saúde. Entre em contato conosco e garanta o crescimento do seu negócio.