Empreender na área da saúde não é uma tarefa fácil. Conquistar e fidelizar pacientes não depende só de uma boa formação e excelente conduta como médico.
Abrir a própria clínica, na maioria das vezes exige o mesmo investimento em marketing que qualquer outro negócio. E não basta apenas ter uma boa estratégia — é preciso verificar os resultados!
Por esse motivo, elaboramos este artigo sobre os indicadores de desempenho. Você vai descobrir de que forma esse acompanhamento pode trazer visibilidade para o seu consultório. Confira!
Indicadores de desempenho
Eles são ferramentas que servem para medir a efetividade das ações de Marketing Digital realizadas pela empresa. Isso é possível quando você estabelece uma meta de novos pacientes para o consultório e cria campanhas para conquistá-los.
Ao mensurar esses resultados, você consegue potencializar as estratégias que estão trazendo o retorno esperado. Ou seja, se souber gerir corretamente, é possível aumentar a visibilidade da sua clínica.
Métricas de Vaidade
Muitas pessoas acreditam que os likes recebidos em uma postagem seja a melhor e mais efetiva maneira de avaliar o sucesso de uma página ou postagem.
Esse tipo de ação, no entanto, é considerada uma Métrica de Vaidade. Deve-se evitar a leitura dessas ações como indicadores de desempenho, visto que elas não ajudam na tomada de decisões da empresa.
Isso acontece porque a motivação para o leitor clicar nesse botão não tem, necessariamente, origem exclusiva no conteúdo dos textos. O interesse pode surgir pela imagem anexada ao post ou, em alguns casos, o click pode nem mesmo ter sido intencional.
Portanto, é muito arriscado continuar investido em uma estratégia considerando apenas as curtidas, por exemplo. Para uma interpretação correta, o ideal é que seja avaliado um conjunto de parâmetros, como os que serão apresentados a partir de agora.
Taxas de conversão
A taxa de conversão mede as ações dos pacientes no seu site, blog ou página nas redes sociais. Geralmente, essas atividades compreendem a inscrição em uma newsletter, o cadastro de e-mail, o envio de perguntas ou dúvidas e as próprias consultas agendadas.
Quando uma pessoa marca o nome de um possível paciente na publicação, significa que ela achou a postagem interessante e adequada para aquele indivíduo. Diferente de um simples like isolado, pois, como mencionado no tópico anterior, não há como descobrir a motivação.
CAC
O CAC é Custo de Aquisição de Clientes e sua função é mensurar quanto custa ganhar um cliente. Esse é um indicador que também pode ser facilmente aplicado para a divulgação na área da saúde.
O cálculo consiste na divisão do valor total investido em uma campanha de Marketing Digital pelo número de novos pacientes que marcaram consulta ou iniciaram um tratamento.
Dessa forma, você consegue verificar se a ação trouxe resultados positivos para a clínica e qual seu reflexo no orçamento.
ROI
O ROI ou Retorno sobre Investimento, é um dos indicadores de desempenho mais relevantes. Ele revela se a clínica obteve lucro ou prejuízo em relação ao que gastou com a campanha.
O cálculo é feito com base na seleção de um espaço de tempo específico. Verifica-se o valor investido e a receita gerada nesse período, subtraindo a receita e dividindo esse valor pelo capital:
Valor Investido – Receita Gerada = X
X/Receita Gerada = ROI
O valor do ROI revelará quanto o consultório lucrou para cada real que investiu nas campanhas de Marketing Digital.
Os indicadores de desempenho permitem que você avalie o alcance e a visibilidade do seu nome, como especialista, e da sua clínica, como referência.
Se você deseja continuar aprendendo sobre as melhores formas de trabalhar com a divulgação do seu consultório, assine já a nossa newsletter!