O marketing médico é uma realidade quando falamos em estratégias de divulgação para profissionais da área da saúde, devido à possibilidade de utilizar ferramentas de marketing e vendas na divulgação de consultórios, sempre respeitando as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.
Hoje, falaremos sobre a jornada do cliente e o funil de vendas. Você aprenderá como esses mecanismos podem trazer novos pacientes para a sua clínica. Confira!
Jornada do cliente
Qualquer empresa que trabalha com estratégias de marketing digital, em prol da captação de clientes e aumento do lucro, deve conhecer a jornada do cliente.
Quando nos referimos ao marketing médico, essa trajetória consiste no caminho percorrido na web, desde a dúvida sobre precisar de um tratamento até o paciente chegar ao consultório. Geralmente, esse percurso divide-se em 4 etapas:
- aprendizado e descoberta: ainda não está claro para o seu futuro paciente a necessidade de uma consulta;
- reconhecimento do problema: nessa ocasião ele identifica que precisa de um tratamento e está em busca de possíveis soluções;
- interesse na solução: é nessa etapa que o indivíduo avalia as opções existentes para resolver o problema;
- decisão: após a avaliação das alternativas, a pessoa já está preparada para marcar a consulta e dar início ao tratamento.
Funil de vendas
O funil de vendas é o conjunto de estímulos que apoia a jornada do cliente. Ao acompanhar a rotina do indivíduo nesse caminho, a clínica consegue perceber as estratégias mais relevantes para cada estágio, aumentando a chance de conquistar o paciente.
Entender o funcionamento desse mecanismo é a melhor maneira de direcionar suas ações de divulgação na web. Veja a definição de cada etapa quando se trata de marketing médico:
Topo do funil
Etapa relacionada à fase de descoberta e aprendizado, pois o paciente ainda não conhece a clínica. Então as estratégias devem estar focadas em despertar o interesse do leitor.
Meio do funil
Fase relacionada ao período de interesse na solução. O paciente está em busca de dados mais elaborados sobre o problema, por isso o foco do conteúdo deve estar na apresentação de soluções viáveis.
Fundo do funil
Refere-se ao estágio de decisão, quando o leitor está em busca da melhor clínica para iniciar o tratamento. Em vista disso, as estratégias utilizadas nessa etapa devem estar voltadas à apresentação do seu consultório.
Estratégias
Afinal, quais são as estratégias que podem ser usadas? Sugerimos 4 delas:
Identidade visual
Crie uma identidade simples, séria e objetiva. Ela deve ser agradável aos olhos, transmitir confiança, remeter à sua especialidade e ao seu consultório.
Marketing de conteúdo
Postagens em blogs e nas redes sociais despertam o interesse, principalmente, de quem está no topo e no meio do funil.
Aposte em informações relevantes e originais, evitando repetir os assuntos que a concorrência costuma publicar, sem esquecer do profissionalismo.
Estudo de caso
Divulgar estudos de caso para quem chegou ao fundo do funil é uma ótima maneira de mostrar resultados reais, pois nessa etapa a pessoa já está considerando a sua clínica. Essa estratégia pode ser a motivação que faltava para que o indivíduo marque a consulta.
Conhecer o público
Saber para quem se está falando é fundamental para acertar no conteúdo. Conhecer o público é imprescindível para qualquer empresa ter sucesso em suas ações de divulgação.
O conhecimento do funil e o domínio do perfil dos futuros pacientes certamente ajudarão a impulsionar os interessados a completar a jornada com você.
O marketing médico pode alavancar o nome da sua clínica. Entre em contato e inicie agora mesmo o planejamento das suas estratégias!