Written by 17:26 Sem categoria

Entenda importância de uma identidade visual bem definida.

O logotipo (ou simplesmente, logo) está entre os materiais personalizados da sua marca que designam sua identidade visual, e que por sua vez, exige um padrão desde a tipografia ou alinhamento de tipografia e símbolo, às cores escolhidas. Projetar um logo é tarefa de extrema responsabilidade porque ele:

  • Reflete valores e a essência da marca
  • Deve ser único e não deve fazer lembrar outra marca o que faz a criatividade também ser necessária.
  • Deve ser marcante de forma que as pessoas façam menção à marca apenas através do símbolo, das cores, ou da tipografia usada, sem que seja preciso o nome da marca estar estampado.
  • Deve ser atemporal, ou seja, deve permanecer por anos sem alterações, para memorização e identificação do público.

É importante lembrar que a escolha de cores, símbolos e tipografias nunca são aleatórias, parte de um fundamento que estuda a personalidade de cada marca. É o logotipo que norteia a identidade visual e, portanto, deve ser bem feito, planejado e fundamentado.

A identidade visual é o conjunto de elementos que visualmente representam a marca, ela deve comunicar sua missão, sua visão e seus valores. Para não falhar ao criar uma identidade visual é de extrema importância frequentemente se questionar:

  • A apresentação da minha marca está atualizada e visualmente moderna?
  • O visual da minha marca representa o que a empresa está vivendo?
  • Meu público ainda é o mesmo?

Levando o assunto mais para o nosso cotidiano, podemos usar como exemplo para que fique mais fácil a compreensão de tamanho significado da identidade visual para agregar valores aos produtos, três grandes marcas:

  • Nike – Um dos emblemas mais famosos do mundo. Percebemos que, as vezes o logo mais simples é o melhor.
  • Starbucks – Apesar de já ter tido seu logo atualizado quatro vezes desde sua versão original, a marca permaneceu com a mesma força.
  • Apple – Você precisa mais que o desenho da maçã mordida para se referir a essa marca? Certamente não!

Empresas especializadas em desenvolver soluções e resultados ligados a sua marca são fundamentais para se obter sucesso e acertar na escolha da sua identidade visual. Portanto, não deixe de procurar um profissional qualificado para trabalhar com você desde o planejamento à execução.

 

(Visited 3 times, 1 visits today)
Close