O logotipo (ou simplesmente, logo) está entre os materiais personalizados da sua marca que designam sua identidade visual, e que por sua vez, exige um padrão desde a tipografia ou alinhamento de tipografia e símbolo, às cores escolhidas. Projetar um logo é tarefa de extrema responsabilidade porque ele:
- Reflete valores e a essência da marca
- Deve ser único e não deve fazer lembrar outra marca o que faz a criatividade também ser necessária.
- Deve ser marcante de forma que as pessoas façam menção à marca apenas através do símbolo, das cores, ou da tipografia usada, sem que seja preciso o nome da marca estar estampado.
- Deve ser atemporal, ou seja, deve permanecer por anos sem alterações, para memorização e identificação do público.
É importante lembrar que a escolha de cores, símbolos e tipografias nunca são aleatórias, parte de um fundamento que estuda a personalidade de cada marca. É o logotipo que norteia a identidade visual e, portanto, deve ser bem feito, planejado e fundamentado.
A identidade visual é o conjunto de elementos que visualmente representam a marca, ela deve comunicar sua missão, sua visão e seus valores. Para não falhar ao criar uma identidade visual é de extrema importância frequentemente se questionar:
- A apresentação da minha marca está atualizada e visualmente moderna?
- O visual da minha marca representa o que a empresa está vivendo?
- Meu público ainda é o mesmo?
Levando o assunto mais para o nosso cotidiano, podemos usar como exemplo para que fique mais fácil a compreensão de tamanho significado da identidade visual para agregar valores aos produtos, três grandes marcas:
- Nike – Um dos emblemas mais famosos do mundo. Percebemos que, as vezes o logo mais simples é o melhor.
- Starbucks – Apesar de já ter tido seu logo atualizado quatro vezes desde sua versão original, a marca permaneceu com a mesma força.
- Apple – Você precisa mais que o desenho da maçã mordida para se referir a essa marca? Certamente não!
Empresas especializadas em desenvolver soluções e resultados ligados a sua marca são fundamentais para se obter sucesso e acertar na escolha da sua identidade visual. Portanto, não deixe de procurar um profissional qualificado para trabalhar com você desde o planejamento à execução.