Divulgar o seu consultório ou clínica médica na internet parece ser uma tarefa simples, mas os desafios do marketing digital surgem mais cedo ou mais tarde para quem aposta na rede para conquistar novos pacientes.
Milhões de pessoas estão conectadas à internet, e a usam também para descobrir quem é o profissional da área da saúde que melhor atenderá às suas necessidades. Mas como certificar-se de que a sua mensagem chegará até esses pacientes corretamente?
Se hoje em dia estamos todos conectados, seja através do computador ou dos smartphones, é fundamental que o seu estabelecimento também marque presença on-line. Porém, é necessário que a sua campanha de marketing digital seja bem estruturada para que você tenha os resultados esperados.
Alguns desafios vão surgir pelo caminho, por isso é muito importante que você esteja preparado para eles. Confira quais são:
1. Excesso de conteúdo
Assim como você, milhares de pessoas estão usando o marketing digital para divulgar os seus serviços ao redor do mundo. Todos os dias, muitos posts são compartilhados nas redes sociais, artigos são publicados em sites e blogs e mensagens são enviadas através de e-mail marketing. Então, como destacar-se em meio a tanto conteúdo?
É necessário ter a consciência de que vivemos em uma era de excesso de informação, e que não basta criar conteúdo de qualidade: você precisa fazer com que esse conteúdo chegue até as pessoas certas, no momento certo. Esse é um dos maiores desafios do marketing digital.
2. Falta de planejamento
O marketing digital oferece um universo de possibilidades para divulgar a sua clínica ou consultório entre os pacientes, mas é necessário ter foco para acertar nas ações.
Blog, redes sociais, vídeos no YouTube, e-mail marketing e links patrocinados, entre outros, são utilizados para construir a sua reputação on-line, mas será que você precisa de tudo isso? Qual será o canal ideal para a sua marca?
Por isso, é imprescindível um planejamento detalhado para que você possa definir seus objetivos e determinar quais são as ações necessárias para chegar até lá.
3. Execução não especializada
Assim como você não confiaria a sua saúde a um profissional não especializado, também não é recomendável confiar a imagem da sua clínica ou consultório a alguém que não tenha um pleno conhecimento de marketing.
Parece tentador deixar as postagens do Facebook a cargo daquela recepcionista que vive nas redes sociais, mas cada palavra e imagem publicada devem ser cuidadosamente pensadas para ter o impacto que você deseja em sua audiência.
Além disso, você deve levar em consideração o horário de publicação e o direcionamento do impulsionamento do post, entre outros detalhes. E olha que estamos falando apenas de Facebook! Por isso, não deixe de contar com uma empresa especializada para cuidar do marketing digital da sua clínica ou consultório.
4. Desperdício de dados
Cada paciente que passa pelo seu consultório ou tem contato com a sua marca na internet deixa um rastro de dados. Sexo, idade, localização, entre outras informações, são essenciais para que você possa segmentar as suas mensagens e prestar um atendimento mais assertivo.
Porém, esse é um dos grandes desafios do marketing digital: a organização e aproveitamento desses dados coletados durante as ações.
O primeiro passo para ter sucesso no marketing digital é apostar em um site para sua empresa. Confira 5 razões para você ter um site já!