Written by 21:15 Marketing

O que é e por que investir em marketing de atração na área da saúde?

Uma das características dos bons profissionais da área da saúde é se dedicar durante a carreira aos estudos e à atualização do conhecimento. Se antes só era possível encontrar esses especialistas em capitais ou grandes centros, hoje o cenário é diferente.

Há uma grande oferta de médicos experientes e altamente capacitados em várias cidades do Brasil, o que torna a captação de novos pacientes um processo um pouco mais complicado. Paralelo a isso, o acesso à internet criou uma cultura de consultas via “Dr. Google”, que faz com que muitas pessoas não procurem um médico de fato.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como o marketing de atração pode fazer de você uma referência na especialidade em que atua e, com isso, fidelizar pacientes. Confira!

Conceito de marketing de atração

O marketing de atração pode ser conceituado como o conjunto de mecanismos que as empresas utilizam para atrair os clientes. Parece o conceito de marketing tradicional, mas a diferença está na forma como ele é feito.

No lugar de utilizar os métodos convencionais como panfletagem ou propaganda em TV e rádio, as estratégias são aplicadas na internet.

Por meio de postagens em blogs ou páginas nas redes sociais, anúncios em sites de buscas, entre outras ferramentas do marketing digital, os consumidores são atraídos e, possivelmente, se fixam como clientes.

Marketing na área da saúde

Esses recursos do marketing de atração podem ser tranquilamente voltados para a área da saúde, garantindo bons resultados na captação de novos pacientes.

Com a popularização das redes sociais, cada vez mais aparecem “peritos” na área médica, que encontram no universo online a liberdade para escrever sobre o que quiserem.

Muitas vezes, esses leigos no assunto costumam influenciar centenas de pessoas com suas opiniões sobre remédios naturais, emagrecimento, entre outras. Em consequência disso, tornar-se cada vez mais importante que os profissionais da área de saúde se posicionem.

Publicações em blogs, redes sociais ou em um site, conteúdos verdadeiros e com base científica, além do caráter informativo, podem transformar seu nome em uma referência na especialidade em que você atua. Veja alguns benefícios que esse investimento pode trazer para a sua carreira:

Aumento da visibilidade

Como mencionamos, leigos arrastam uma legião de leitores. Isso acontece porque atualmente, muitas pessoas se consultam via Google.

Estando no ambiente virtual, seu nome será facilmente reconhecido por todos aqueles que procurarem uma opinião ou um especialista no local em que você atua.

Conquista de novos pacientes

Aumentando a visibilidade, consequentemente aumentará a procura de pacientes que desejam se consultar com você.

Conquista de credibilidade

Produzindo conteúdos relevantes, seu nome será automaticamente vinculado a quem tem autoridade no assunto.

Você também terá um diferencial perante outros doutores, já que vai expor os seus estudos na web. Isso fará com que as pessoas lembrem-se do seu nome em primeiro lugar quando precisarem de uma consulta ou fazer uma indicação.

Tecnologia como aliada

Quando um paciente procura um especialista, é certo que optará por um profissional com um perfil humano e acolhedor.

A tecnologia é uma aliada na construção dessa relação. Seja psicólogo, oncologista, obstetra ou qualquer outro profissional da área da saúde, existe uma ideia de que um bom clínico é aquele que é cordial e está sempre disposto a atendê-lo e tirar suas dúvidas.

O marketing de atração cumpre perfeitamente a função de ser o elo entre você e quem necessita dos seus cuidados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos e disponíveis para o recebimento de mensagens.

Isso não significa que você deve passar o dia online. Você pode investir na contratação de uma agência focada em soluções de marketing na web para a área médica, respeitando todas as normas éticas estabelecidas pelo respectivo conselho da sua profissão.

Como você pôde perceber ao longo do texto, a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia e influenciando as decisões na vida de uma pessoa, incluindo o que diz respeito a sua saúde.

O marketing de atração pode ser uma boa escolha para você sair à frente da concorrência e se posicionar no segmento da saúde.

Se você deseja mais informações sobre marketing para médicos, leia nosso artigo e descubra sua importância e resultados. Até breve!

(Visited 2 times, 1 visits today)
Close