Sejam médicos renomados, sejam iniciantes que estão abrindo o seu consultório agora, todos os profissionais têm uma preocupação em comum: atrair pacientes para a sua clínica ou consultório.
Afinal, para aumentar a lucratividade e impulsionar a receita financeira do estabelecimento, é preciso que mais pessoas agendem consultas e procedimentos no local.
Assim sendo, nós elaboramos uma lista com quatro dicas para atrair mais pacientes para a sua clínica ou consultório. Quer saber quais são elas? Siga conosco e confira agora mesmo!
1. Desenvolva estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo se caracteriza por ser uma publicidade nativa, ou seja, algo que nasceu ali e não é visto pelas pessoas como propaganda. Essa técnica, portanto, pode ser mais assertiva dos que as peças publicitárias tradicionais.
Para desenvolver o marketing de conteúdo, é necessário que seja feito um estudo detalhado dos públicos da sua clínica ou consultório e a criação de materiais ricos para o seu site, blog e mídias sociais.
Assim sendo, você pode desenvolver artigos, vídeos, infográficos, entre outros tipos de conteúdo que levem informação às pessoas, deixando o seu nome conhecido no mercado.
Um bom exemplo de marketing de conteúdo para médicos pode ser visto no site de Dráuzio Varella, famoso médico que esclarece dúvidas sobre sintomas e tratamentos de doenças comuns, sendo uma referência no segmento para muitas pessoas.
2. Anuncie no Google Adwords
Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja ainda mais assertiva, você pode anunciar no Google Adwords, com a finalidade de colocar o seu consultório no topo dos resultados quando as pessoas realizarem buscas de determinadas palavras no buscador.
A ideia é que você compre palavras-chave como “clínico geral na cidade X”, “quais são os sintomas da doença X”, entre outras que podem ser utilizadas pelas pessoas quando estão interessadas no serviço que você oferece.
Desse modo, você deve produzir materiais que tenham essas palavras e, assim, terá prioridade no buscador. O valor pago ao Google é de acordo com a quantidade de cliques que o seu anúncio terá.
3. Utilize as mídias sociais
As mídias sociais são uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com os seus pacientes. Além disso, uma pessoa que já é atendida por você, por meio daquilo que é chamado de engajamento de propagação, pode compartilhar os posts da página, de modo que os seus amigos também terão acesso e poderão conhecer a sua clínica ou consultório.
Vale lembrar que, ao criar publicações em redes como Facebook, Instagram e Twitter, entre outras, você precisa estar atendo às normas previstas pelo Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica, que, entre outras regras, proíbe mostrar resultados de tratamentos em pacientes.
4. Aposte também em mídias tradicionais
Além da internet, você também precisa divulgar o seu estabelecimento nas mídias tradicionais, como nos jornais impressos, nas emissoras de rádio da sua cidade ou por meio de panfletos e cartões de visita.
Muitas pessoas ainda acessam essas mídias e podem até mesmo relacionar aquilo que viram na internet com o que viram nos ambientes físicos. Isso certamente fortalecerá a sua marca.
Tudo pronto para atrair pacientes para o seu consultório? Deixe um comentário no post e conte para a gente!