Written by 16:03 Marketing, Marketing Médico

Confira 4 estratégias de geomarketing para atrair mais pacientes

Responda com sinceridade: quantas vezes você já utilizou o seu celular para encontrar um restaurante, uma oficina mecânica ou um barzinho mais próximo? Muitas, não?

Esse é um comportamento cada vez mais comum entre os usuários de smartphones, que buscam praticidade e respostas rápidas para solucionar os problemas do dia a dia. O que muitos não sabem é que isso pode ser usado como uma ferramenta poderosa nas mãos dos profissionais de saúde que desejam atrair novos pacientes.

Não é por acaso que o geomarketing está se tornando uma estratégia essencial para qualquer campanha de marketing digital. Mas, afinal, você sabe o que é isso? É o que veremos neste post! Confira:

O que é geomarketing

Basicamente, o geomarketing consiste em toda estratégia promocional que utilize os dados de localização dos usuários para atraí-los e estabelecer uma comunicação com eles.

Por meio disso, um consultório médico pode exibir mensagens específicas para pacientes que estão localizados em regiões próximas, por exemplo, aumentando suas chances de conversão. 

Em outras palavras, podemos dizer que o geomarketing é uma estratégia inteligente que ajuda os profissionais de saúde a encontrar os pacientes certos, no lugar certo e na hora certa, usando como base a sua localização.

Motivos para se investir em geomarketing

São vários os motivos para o seu consultório investir nessa estratégia. Vejamos os principais deles:

Ajuda a segmentar o seu público-alvo

Como dissemos, o principal benefício do geomarketing é a possibilidade de melhorar a segmentação de seu público-alvo, ajudando o seu consultório a exibir anúncios e mensagens apenas para os pacientes com potencial de visitar a sua clínica.

Melhora o engajamento com o paciente

Como essa estratégia ajuda você a segmentar o seu público, suas mensagens terão maior potencial de engajar o paciente, ou seja, de fazer com que ele leia todo o seu conteúdo, e interaja com ele.

Isso, inclusive, é particularmente essencial nas redes sociais, garantindo uma divulgação espontânea do seu consultório.

Otimiza os custos de sua estratégia

Exibindo anúncios apenas nas regiões importantes para o seu consultório, você ainda ajuda a otimizar os custos da sua campanha de marketing. Afinal, deixará de exibir anúncios para pessoas que, dificilmente, visitariam seu consultório, podendo direcionar seu investimento a quem importa.

Como atrair mais pacientes

De fato, você pode usar o geomarketing de várias maneiras. Aqui, vamos listar as estratégias mais utilizadas atualmente. Confira:

1. Geotargeting

O geotargeting é a forma mais conhecida de utilizar o geomarketing nos dias de hoje. Com ele, é possível segmentar o público criando mensagens que serão exibidas apenas para os moradores de uma região, bairro, ou mesmo uma rua específica. 

Não é à toa que as principais ferramentas para a gestão de anúncios, como o Facebook Ads e Google Adwords, utilizam o geotargeting como base para as suas campanhas de geomarketing.

2. Site personalizado

Outra estratégia interessante é utilizar a localização do paciente para lhe oferecer um conteúdo personalizado no seu site ou blog.

Assim, você pode exibir conteúdo em inglês para pacientes dos Estados Unidos que estejam próximos de você, por exemplo. Também pode exibir mensagens personalizadas para quem trabalha na sua região.

Para que isso funcione, no entanto, lembre-se de que é preciso utilizar um API de Geolocalização no código fonte de seu site.

3. Geofencing

O geofencing já é uma estratégia mais complexa de geomarketing, e permite que você envie mensagens para os pacientes do seu consultório sempre que eles estejam em uma determinada região.

Essas mensagens podem ser enviadas por meio de SMS, e-mail ou notificações do celular. Com isso, você é capaz de oferecer um cupom de desconto sempre que um paciente passar na rua do seu consultório, por exemplo.

4. Perfil no Google Meu Negócio

Criar um perfil para o seu consultório no Google Meu Negócio também é essencial para uma estratégia de geomarketing. Fazendo isso, você garante que ele apareça nas buscas sempre que alguém procurar por serviços médicos nas regiões próximas, e de maneira orgânica!

Enfim, gostou do post? Ainda tem alguma dúvida sobre como iniciar uma estratégia de geomarketing? Deixe o seu comentário e conte para a gente! Será um prazer ajudá-lo.

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