O que define uma pessoa como empreendedora são suas ações. O empreendedor é alguém destinado a criar algo novo, inusitado, seja um novo modelo de negócios, seja um melhoramento de algo já padronizado. É quem sai da zona de conforto e traz a inovação para a prática.
Mas como ser um médico empreendedor?
Assim como em qualquer ramo ou profissão, um médico também pode empreender ao mudar a forma como as coisas são feitas e destacar-se no mercado.
Veja, abaixo, 4 dicas que o ajudarão a empreender no ramo da medicina. Continue a leitura e confira!
1. Considere o investimento em marketing de conteúdo
É indiscutível que estar presente nos meios digitais é necessário nos dias de hoje. Seja para que os pacientes possam encontrá-lo ao fazer uma pesquisa no Google, seja para transmitir uma maior autoridade em sua especialidade, ter um site bem estruturado e as mídias sociais alimentadas é algo de que você não pode abrir mão.
Além de organizar suas páginas, invista também na criação e manutenção de um blog que possa ser tido como referência em sua área. Apostar no marketing de conteúdo trará um maior número de visitantes para seu site e, consequentemente, aumentará seu fluxo de pacientes.
2. Tenha cuidado com a satisfação dos pacientes
A forma como clínicas e consultórios atuam, hoje em dia, caracteriza o paciente como alguém que precisou de seus serviços uma única vez e que não vale a pena dedicar esforços para manter o contato.
Pensar de forma diferente nesse aspecto pode ser o seu primeiro passo para o empreendedorismo. Busque estratégias de relacionamento com os pacientes, pois isso fará com que eles voltem à sua clínica no futuro, além de torná-los divulgadores da sua marca.
Invista em canais de comunicação, como WhatsApp, e-mail e mídias sociais, e tente trazer diferenciais de atendimento que os façam se sentir especiais.
3. Invista no treinamento dos funcionários
Normalmente, as clínicas vivenciam uma grande rotatividade de funcionários. Isso se deve ao fato de que o ambiente de trabalho é, muitas vezes, estressante, e que os estabelecimentos não se preocupam em motivar seus colaboradores.
Mude a forma como essa relação é construída. Pesquise as empresas mais bem ranqueados em termos de satisfação do funcionário e estude que estratégias elas adotam para mantê-los engajados.
Tenha a certeza de que, ao ter uma equipe motivada, o seu atendimento ao paciente será cada vez melhor e isso refletirá em um retorno financeiro no médio e no longo prazo.
4. Mantenha um pensamento de médico empreendedor
Além dessas dicas práticas, é preciso manter e alimentar o pensamento empreendedor. Procure ler livros e artigos sobre o tema, frequente palestras e workshops e converse com quem entende do assunto.
Tente sempre trazer ideias novas e implementá-las, além de abrir espaço para que seus funcionários possam fazer o mesmo. Quanto mais acostumado você for a inovar em seus métodos, mais comum será ter boas ideias.
Aproveite que você está pesquisando sobre o assunto e determinado a ser um médico empreendedor e veja dicas de como divulgar o seu consultório médico e atrair mais clientes.